PROJETOS

PROJETO :ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO 
GATO E CACHORRO


Justificativa: Este projeto tem como justificativa a importância da criança aprender algumas noções básicas necessárias ao trato com os animais, como a necessidade de lavar as mãos antes e depois do contato com eles, a possibilidade ou não de segurar cada animal e as formas mais adequadas para fazê-lo, a identificação dos perigos que cada um oferece, como mordidas, arranhões, etc e também do aspecto emocional.

Público alvo: Este projeto é destinado aos alunos do Grupo V
Objetivo:
Ø Reconhecer que os animais de estimação são seres vivos;
Ø Identificar semelhanças e diferenças entre os animais;
Ø Saber identificar animais domésticos e selvagens;
Ø Conhecer os cuidados básicos necessários para cuidar de animal;
Ø Reconhecer os hábitos alimentares e habitat;
Ø Sua importância para o desenvolvimento afetivo da criança.

Metodologia:
Ø Através de conversa informal com os alunos, colher dados sobre o assunto: de quem são, como são e para que serve os animais de estimação. O que é um animal de estimação? Quais têm?
Ø Pesquisa com as crianças e junto com os familiares sobre os cuidados necessários para se ter um animal em casa
Ø Visita de um veterinário para falar com as crianças sobre esses cuidados.
Ø Registro escrito e fotográfico.


Cronograma de ações:

Setembro

Ø Pesquisa com a criança sobre se tem animais de estimação em casa;
Ø Desenho ou foto do animal de estimação;
Ø Conhecendo melhor seu animal diferenças e curiosidades.

Outubro

Ø Visita do veterinário;
Ø Visita a casa ou a vinda do animal na escola;
Ø Exposição de fotos e desenhos.

      Produto final
Ø    Produção de um livro coletivo
Ø    Exposição do projeto na feira do meio ambiente.


* Acabamos por acresentar a tarataruga tbém.  

Photobucket



PROJETO: MÚSICA, SONS, RITMOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS

Justificativa: Incentivar a criança a compreender a forma adequada de ouvir música, conhecendo os diversos ritmos musicais e seus instrumentos, e a importância que a música tem na vida das pessoas.

Objetivo Específico: Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produções, bem como perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento de mundo.

Objetivos Gerais:
-Promover a socialização dos conhecimentos sobre música e seus instrumentos;
-Aumentar a sensibilidade e a capacidade de concentração;
-Desenvolver o raciocínio lógico e a imaginação;
-Desenvolver á auto-estima e coordenação motora;
-Desencadear emoções, aumentando a união entre a interação e o prazer;
-Explorar os instrumentos musicais;
-Desenvolver a linguagem, percepção, audição, habilidades em acompanhamento Rítmico com instrumentos, voz e o canto como expressão de grupo e individual;
-Construir instrumentos musicais;
-Contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade das crianças, pela ampliação da cultura;
-Enriquecimento da inteligência;
-Vibração da sensibilidade musical;
-Educar musicalmente.

Conteúdos

Conceituais:
Identificar os tipos de instrumentos musicais, através da observação;
Comparar os tipos de músicas através audição de músicas diversas;
Refletir sobre os tipos de músicas;
Identificar as características, específicas, de diversos instrumentos musicais;
Saber identificar os tipos de música.

Procedimentais:
Classificar os tipos de músicas e instrumentos musicais;
Desenvolver atividades lúdicas com músicas;
Desenvolver atividades de matemática;
Desenvolver Jogos com músicas;
Realizar uma apresentação musical;
Associar os tipos de músicas e instrumentos;
Montar painel com painel mostrando gravuras sobre instrumentos musicais;

Atitudinais:
Interessar-se pelos diversos tipos de música;
Socializar as informações que as crianças possuem sobre o tema;
Classificar instrumentos e músicas, pelas diferenças e semelhanças;
Reconhecer os tipos de música e os instrumentos musicais;
Organizar de forma coerente o pensamento em relação as diversos tipos de música;



Linguagem oral e escrita:
Nome dos instrumentos e das músicas;
Letras inicial de algumas músicas e instrumentos;
Cantar acompanhando músicas diversas
Desenhar os instrumentos musicais; etc.,
Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas;
Observação e manuseio de instrumentos musicais e CD’s, e fitas;
Histórias;
Situações do cotidiano, que envolvam que envolvam leitura;
As letras do alfabeto.

Matemática
Cantar músicas que contenha contagens;
Contar os tipos de músicas;
Os tipos de instrumentos musicais;
A quantidade de CD;s e fitas K 7 que tem no C.E. I;
Quantos são de cada tipo de música;
Tamanho de cada instrumento musical, cd’s e fitas (maior, menor, cumprimento, largura, altura, et,);
Comparar as medidas;
Comparar peso;
Formar conjunto
Formas geométricas;
Maior menor.

Artes
Cores;
Texturas,
Imitações;
Estética;
Dublagem
Maquetes

Movimento
Danças;
Jogos musicais;
Postura corporal;
Ouvir, músicas canções;
Ritmos;

Natureza e sociedade:
Brincadeiras com música;
Confecção de bandinha;

Música;
O tom da música;
Ouvir em silêncio;
Ouvir e cantar junto;

Metodologia:
-Confeccionar uma bandinha com materiais recicláveis (casca de coco, cabos de vassoura, tampinhas, caixas e copinhos), pandeiros, baquetes, tambor bastões, xiquexique, pratos, cuíca;
-Acompanhar o ritmo da música com palmas e com movimentos corporais;
-Formar grupos para fazer imitações com mímica em ritmo musical;
-Perceber os sons com olhos fechados de fora e dentro da sala;
-Pesquisar manifestações folclóricas de caráter musical
-Jogos conjugados com música;
-Observar sons e ritmos da natureza;
-Identificar os ritmos musicais através de fitas e cd’s;
-Imitar cantores, interpretar canções diversas;

Avaliação:
-Perceber a capacidade de improvisar;
-Notar o desenvolvimento, quando a atividade sugere um certo grau de dificuldade;
-Interesse em aprender a tocar algum instrumento;
-Distinguir a altura, duração, timbre, memorização.












 

0 comentários:

Postar um comentário